'Se as coisas são inatingíveis...ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, não fora a mágica presença das estrelas!" (Mário Quintana)
 

Meu Livro

Mais de mim

facebook


SACI


Outros Mares

Aguas Passadas

domingo, fevereiro 29, 2004
Reinações de Ricardinho
- Filhinho, você fica um pouco no quintal enquanto a mamãe varre a casa?
- Não.
- Por que não???
- Porque vou sentir saudade de você, mamãe.
- Mas quando você fica na escola você nem sente saudade de mim...
-Eu sinto, mamãe, mas, quando chego, a saudade passa.
- Passa tão rápido? Só de olhar pra mim, antes de dar beijo e abraço?
- Sim, porque minha saudade é de pouca validade.

quinta-feira, fevereiro 26, 2004
Aniversário feliz
Meu dia começou com um café da manhã na cama, que meu filhote fez questão de preparar para mim.
Aí, logo pela manhã, meu querido menino de ouro me ligou.
Depois, Benê, eu e filhote fomos almoçar fora, numa churrascaria. Nossa! Comi tanto que até a consciência pesou. À tarde teve bolo com família reunida. Irmãos, mãe, Mary, sobrinhos reunidos em volta do bolo que a Bru (irmã mais nova) fez.
Passei o dia quase todo fora, mas, quando dava uma paradinha em casa, corria pra espiar os comentários e e-mails. Puxa! Foram tantos carinhos, tantos presentes, e-mails, surpresas e posts falando de meu aniversário que senti meu coração aumentando.
Essa moça querida me surpreendeu com um telefonema, depois de revirar a Net atrás de meu número.
Esses amigos me deram esse presente lindo que encheram meus olhos d'água.
A Sue encomendou um Bolo perfeito para mim que amei!
Da minha amigona Mary recebi um cartão que tem tudo a ver com nós duas.
Do do meu querido amigo Paulinho e de sua linda família veio um carinho em forma de cartãoe mais carinho em seu blog.
Recebi até homenagem adiantada dessa moça aqui.
E, em meio a tantos carinhos e presentes, veio o da minha mais nova irmã mais velha, com seu post homenagem, que me deixou sem fala de tanta emoção.
Por todo carinho, toda amizade que recebi, posso dizer, sem nehuma dúvida, que esse foi meu melhor aniversário.
Ainda não consegui agradecer a um por um então, digo aqui:
Obrigada, amigos, de todo coração!

quarta-feira, fevereiro 25, 2004
Parabéns para Mim!!!


Estão todos convidados a compartilhar comigo mais este aniversário!
Fiquem à vontade, a festa de vocês!

segunda-feira, fevereiro 23, 2004
Reinações de Ricardinho
- Mamãe, quanto tempo vai demorar pra eu ficar adulto?
- Por que você quer ficar adulto, filhinho? Ser adulto é muito chato.
- Mas, eu vou ser um adulto que não trabalha.

sexta-feira, fevereiro 20, 2004
Isenção de impostos
Para quem não sabe, os portadores de deficiência física, visual, mental e autistas, a partir do final do ano passado, passaram a ter direito de isenção de impostos na compra de um carro 0 km. Antes da reforma na lei, somente os portadores de deficência física aptos a dirigir tinham direito a esse benefício, agora o portador de deficiência, que não seja condutor, pode nomear um condutor. Mas, para o não condutor só existe benefício de IPI, as isenções de ICMS e IPVA são somente para deficientes capazes de dirigir.
Ontem começamos a romaria para obter as isenções.
A quantidade de papel exigida é um absurdo. O principal é um laudo médico que prove sua deficiência. Quem vai comprar o carro como não condutor pode conseguir esse laudo em lugares credenciados pelo SUS e em clínicas autorizadas pelo Detran, mas para os condutores somente o laudo emitido por médico do Detran tem validade.
Então, lá fomos nós ao Detran. Mesmo tendo carteira de motorista dentro da validade não tive como escapar de duas horas de espera para ser atendida. O médico perguntou minha deficiência e depois de passar o olho por mim, fez o laudo. Perguntei o porquê de exigirem aquela canseira toda de quem já tem a deficiência comprovada na carteira de motorista, ele respondeu que é porque querem ter certeza de que a pessoa ainda possui a deficiência. Ou seja, por causa dos "espertos", todos os outros tomam chá de canseira.
Com o laudo na mão, fomos à Receita Federal mais perto de casa. Olhem à lista de papéis entregues: xerox de CIC, RG, Carteira de habilitação (mostrando os originais), comprovante de residência; laudo médico; última declaração de IR ou declaração de isento; declaração de disponibilidade financeira (declarando que possui recursos para a aquisição do carro); requerimento de isenção e declaração de não ser pensionista obrigatório da Previdência social.
A isenção de ICMS só veremos depois, pois para obtê-la é preciso uma declaração da concessionária, já com o carro escolhido, entre outros documentos, ou seja, melhor esperar que a isenção de IPI saia (demora uns 30 dias), pois facilita tudo e a de ICMS sai em poucos dias.
Depois de tudo certinho, todas as isenções entregues na concessionária, vem a expectativa pela chegada do carro, que pode demorar uns quinze dias, pois é faturado na fábrica e já vem de lá em meu nome. Aí, para terminar, precisa mandar adaptá-lo e entregar na Receita Federal e Estadual cópia da nota fiscal da adaptação.
O portador de deficiência tem direito a essas isenções a cada 3 anos e, durante esse período não pode adquirir outro veículo isento nem vender o que adquiriu, caso venda precisa recolher os impostos não pagos.
Será a terceira vez que usarei o benefício. A canseira é grande, mas a diferença no valor do carro é bastante considerável (dependendo do carro pode ser maior ou menor) e vale a pena.
Muita gente nem sabe da existência desse benefício, então, se puderem, divulguem.

segunda-feira, fevereiro 16, 2004
Tchela na Sentidos
A matéria da Adriana Perri ficou bem legal! Quem quiser saber um pouquinho mais sobre mim, leia aqui.

domingo, fevereiro 15, 2004
Feito!
Foi tudo tranquilo na cirurgia. Bendita sedação! Não dormi, só fiquei meio fora do ar, o suficiente para não sentir a anestesia nem ver o tempo passar. Por causa da sedação, foram usados todo tipo de equipamentos para monitorar pressão, batimentos cardíacos, oxigenação, me senti personagem do E.R. (Plantão Médico).
Hoje, como já esperava, estou com olho inchado e ficando roxo, mas isso é normal.
Até quinta ficarei com o curativo. Não sei quando tirarei os pontos, espero estar sem eles em meu aniversário (25/02).
Obrigada a todos que estiveram comigo (em pensamento) na sala de cirurgia. Fico imaginando a dificuldade do médico para me operar com tantos amigos a minha volta.

sexta-feira, fevereiro 13, 2004
Até já
Vou ali fazer minha cirurgia e já volto.
Enquanto isso, deixo aqui o autor das reinações. Quem não leu o post anterior, leia, pois as fotos ilustram o que escrevi.









quarta-feira, fevereiro 11, 2004
O mundo de Ricardinho
Às vezes acho que meu filhote é, de certa forma, diferente das crianças de seu tempo. Tem fascinação por tecnologia, não pelo uso dela, mas sim pela construção de todo tipo de equipamento. Não curte vídeo game, desenhos violentos, esportes com bola. Nunca demonstrou interesse em ter cachorro, gato (nem pode) ou qualquer outro bicho, mas vive brincando de galopar. Adora fantasiar, está sempre inventando uma fantasia, uma aventura nova, uma história.
Brincamos de astronautas indo pra Marte (ele tem fascinação pelo espaço), arqueólogos em busca de "coisas antigas", paleontólogos procurando ossos de dinossauros, construtores, mecânicos, aviadores, piratas, viajantes do tempo, personagens de desenhos, enfim, passamos as tardes brincando. Sim, é no plural mesmo, pois sou sua companheira de aventuras.
Ele mal chega da escola, já fala: "mamãe, vamos brincar de..." E lá vamos nós para nossa aventura.
A capacidade dele de transformar uma coisa em outra é impressionante, tudo vira instrumento de brincadeira. Inventa lunetas, telescópios, microscópios, máquinas do tempo, submarinos, naves espaciais, qualquer coisa que sua imaginação quiser ele dá um jeito de inventar.
Quando não estamos brincando, estamos inventando histórias, as mais sem sentido possíveis. Qualquer coisa ganha vida e personalidade em nossas histórias, talheres, comida, sapatos, roupas, depende do que estivermos fazendo. Basta que eu diga "era uma vez..." para que ele abra um sorriso e continue. Às vezes ele mesmo diz, "Mamãe, vamos inventar uma história maluca? Eu começo! Era uma vez..." e fica esperando que eu continue com algo bem diferente. O mais divertido é que ele usa algumas das histórias em nossas brincadeiras e viramos personagens da história contada.
Há pouco tempo, ganhou uma nova cama, do tipo que toda criança sonha, pois fica no alto, apoiada por uma escrivaninha e um gaveteiro. A cama não é somente uma cama para ele, é seu navio. Como está estudando na parte da manhã, precisa acordar bem cedo e eu, quando vou chamá-lo, apareço com o copo de leite na mão dizendo "Capitão, trouxe sua fórmula super hiper sônica de força! Vai tomá-la no navio ou em terra?" Ele, meio dormindo, responde: "No navio."
Não há hora nem lugar para nossas brincadeiras. Outro dia, paramos numa oficina para trocar as pastilhas de freio do carro, eu não quis descer e ele preferiu ficar comigo no carro. Quando o carro começou a subir, virou nave espacial e as pessoas do lado de fora, os marcianos. Começaram a tirar uma roda e o volante do carro começou a se mover, aí gritei pra ele "Socorro, capitão! O piloto automático ficou maluco!" . Ele, depois de rir muito, continuou: "Nós vamos bater nos asteróides!"
De repente, Benê abriu a porta de trás, com o carro ainda no alto, gritei "Capitão, um marciano, cuidado!"
E ele: "Não, esse é meu marciano amigo, ele é bonzinho."
À noite, quando Benê chega, passo a vez e deixo que ele assuma o papel de aventureiro.
Talvez, a grande diferença entre o mundo de Ricardinho e o de outras crianças seja a forma como usa seu tempo. Natação, inglês, capoeira, tudo acontece dentro do horário escolar. É um menino que tem tempo para brincar e vive com intensidade cada minuto de sua infância.
Criar um filho é algo, às vezes, angustiante. Dúvidas sobre estarmos no caminho certo sempre nos assombram. Mas, quando vejo meu filho sorrindo, desde a hora em que levanta até a de dormir, sendo educado, gentil e carinhoso espontaneamente, tenho a sensação de que estamos num bom caminho e que seu mundo "de fantasia" está sendo construído com bases sólidas.

segunda-feira, fevereiro 09, 2004

"Em 2003, Deto Montenegro, diretor da Oficina dos Menestréis, um curso de teatro musical desenvolvido em São Paulo, teve a iniciativa de inovar seu trabalho incluindo um curso experimental com um grupo de cadeirantes.
O Noturno Cadeirantes esteve em cartaz em dezembro de 2003, no Teatro Dias Gomes, em São Paulo, com um elenco de 16 cadeirantes. Devido ao grande sucesso de público, o musical voltará a ter mais 4 apresentações nos dias 12, 13, 14 e 15 de fevereiro (de quinta a domingo), no Teatro Dias Gomes."

Queria muito ver essa peça. Ano passado não pude ir por ter sido durante a semana e nesse, que terão apresentações sábado e domingo, também não poderei ir por estar recém operada.
Mas, aqueles que gostam de teatro não devem deixar de prestigiar esse projeto e conferir que não há limites quando nos dão oportunidade de irmos além.


Mais informações aqui.
E aqui, o blog do grupo, com muitas fotos.

sábado, fevereiro 07, 2004
A cura
Na próxima semana, nosso menino querido Toshi começará uma nova série de quimio.
Para mostrar tudo de bom que desejo a ele, nada melhor que usar uma obra de outro ser iluminado.
Togu dizia às suas irmãs que um dia faria um quadro para ser colocado em todos os quartos de hospitais do mundo e que esse quadro teria o poder da cura.
Para o Toshi e a quem mais precisar, a "Cura" do Togu:




sexta-feira, fevereiro 06, 2004
Últimas
Cirurgia adiada. Será sábado dia 14.

No começo da semana, serei entrevistada para o site da Sentidos. Será minha primeira entrevista pessoalmente, as outras foram todas via e-mail e fone. Acho que será bem legal.

Pretendemos ir à exposição do Picasso na Oca, neste domingo. Crianças até seis anos, idosos acima de 65 e portadores de deficiência não pagam (oba!).
Precisaremos manter as mãos do Ricardinho bem vigiadas, pois seu sentido preferido é o tato.

quarta-feira, fevereiro 04, 2004
Mais reinações
- Mamãe, vou emprestar meu Nescau Actigen pra vovó beber.
- Por que, filhinho?
- Pra ver se o braço dela fica duro, tá muito mole.

domingo, fevereiro 01, 2004
Reinações de Ricardinho
- Filhinho, daqui a pouco a Tia Bruna vai chegar e vocês vão brincar muito.
- Mamãe, quando a tia Bru chegar minha vida será uma moleza.
- Por que. filhinho?
- Porque brincar é muito fácil.